04 jan. 24

Desentupimento de Vasos Sanitários: Técnicas e Ferramentas Adequadas

O desentupimento de vasos sanitários é um problema comum que pode causar desconforto e preocupação em residências e estabelecimentos. Um vaso entupido pode levar a transbordamentos indesejados e interferir no funcionamento adequado do banheiro.

 Neste artigo, abordaremos técnicas e ferramentas adequadas para desentupir vasos sanitários, oferecendo soluções práticas para resolver esse inconveniente de forma eficiente.

Técnicas de Desentupimento de Vasos Sanitários:

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para desentupir vasos sanitários. Vejamos algumas das mais eficazes:

  •  Desentupidor de Vaso Sanitário: O desentupidor, também conhecido como “bomba de borracha”, é uma ferramenta simples e eficaz para desentupir vasos sanitários. Coloque-o sobre o orifício do vaso e faça movimentos de pressão para cima e para baixo até que a água comece a escoar normalmente.
  •  Água Quente: Em alguns casos, despejar água quente diretamente no vaso sanitário pode ser suficiente para dissolver os resíduos que causam o entupimento. Deixe a água quente agir por alguns minutos antes de tentar dar descarga novamente.
  •  Sabão em Pó: O uso de sabão em pó pode ser uma solução eficaz para desentupir vasos sanitários. Adicione uma quantidade generosa de sabão em pó no vaso e despeje água quente sobre ele. Deixe agir por alguns minutos e depois dê descarga.
  •  Bicarbonato de Sódio e Vinagre: A combinação de bicarbonato de sódio com vinagre é uma alternativa natural para desentupir vasos sanitários. Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no vaso, adicione uma xícara de vinagre e cubra o vaso com a tampa. 

Deixe agir por alguns minutos e depois dê descarga.

Ferramentas Adequadas para Desentupimento:

Além do desentupidor de vaso sanitário, outras ferramentas podem ser úteis para desentupir vasos mais persistentes:

  •  Cabo Desentupidor: O cabo desentupidor, também conhecido como “serpentina”, é uma haste flexível que pode ser inserida no vaso sanitário para desobstruir o cano. Com cuidado, empurre o cabo pelo vaso até encontrar a obstrução e, em seguida, gire-o para desalojar os resíduos.
  •  Bomba de Ar Comprimido: A bomba de ar comprimido, conhecida como “pistola de ar”, é uma ferramenta poderosa para desentupir vasos sanitários. Ela utiliza ar pressurizado para remover obstruções nos canos.

Prevenção de Entupimentos:

Prevenir entupimentos é sempre a melhor abordagem. Algumas dicas para evitar problemas com vasos sanitários entupidos incluem:

  • Não descartar objetos sólidos, papel higiênico em excesso ou produtos não adequados no vaso sanitário.
  • Utilizar lixeiras para o descarte de itens que não devem ser jogados no vaso.
  • Realizar a limpeza periódica do vaso sanitário e evitar o acúmulo de resíduos.