28 set. 22

O QUE NÃO FAZER EM CASOS DE ENTUPIMENTO

Para evitar problemas desagradáveis com o encanamento, situação que piora em espaços coletivos, como condomínios e prédios comerciais, basta seguir algumas dicas simples.

Quando a água da pia volta e você percebe o mau cheiro, ou ainda quando a água do vaso sanitário não desce, provavelmente se trata de um problema de encanamento.

Nestes casos é importante contatar uma desentupidora ou um profissional autônomo.
A seguir você confere quais são as principais ações preventivas no caso de entupimentos.

CONSCIENTIZE OS MORADORES DO CONDOMÍNIO

A falta de incentivo e consequentemente as ações diárias inadequadas aumentam os casos de obstruções nas tubulações. É importante que os responsáveis disponibilizem avisos nas áreas comuns dos edifícios.

As reuniões de condomínio também são ótimas oportunidades de incentivar ações conscientes, evitando problemas mais graves.

SIGA OS PRECEITOS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Como indica o próprio nome, manutenção preventiva é qualquer ação de monitoramento que objetiva reduzir as falhas em equipamentos, máquinas e estruturas.

No caso dos entupimentos, a manutenção preventiva a cada 6 meses evita problemas mais graves. A prática é bastante comum na manutenção predial, mostrando-se mais rápida e barata do que as ações corretivas.

EVITE JOGAR OBJETOS SÓLIDOS NO VASO SANITÁRIO

Os profissionais recomendam que o descarte de objetos sólidos, como cotonetes, fios dentais, absorventes, preservativos e papel higiênico deve ser feito nas cestas de lixo comuns, e não nos vasos sanitários.

NÃO JOGUE GORDURA E RESTOS DE ALIMENTOS NA PIA

Mais uma ação de descarte bastante comum nas casas brasileiras, despejar óleo e restos de gordura no ralo da pia não é recomendado, uma vez que podem se solidificar e danificar as paredes das tubulações.

Além disso, não descarte restos de alimentos nos ralos. Eles podem se acumular nas tubulações e causar graves obstruções.

NÃO DESCARTE PÓ DE CAFÉ NO RALO DA PIA

Não é verdade que o pó de café junto da água fervente é uma solução desentupidora. Ao contrário disso, a borra de café pode agravar os entupimentos, especialmente quando entra em contato com os restos de gordura presentes nas tubulações.

Acredita-se que o pó de café seja capaz de desobstruir os canos por conta de suas características ácidas, mas essas características se perdem depois de coado.

USE PROTEÇÕES NOS RALOS

As proteções evitam a passagem de materiais sólidos, que danificam as tubulações dos tanques, lavatórios e pias.
Essas proteções são feitas em diferentes materiais, os mais comuns são o plástico, a fibra de vidro e o silicone flexível.

Existem protetores contra o excesso de fios de cabelo, contra restos de alimentos e até conta os insetos.

HIGIENIZE AS CAIXAS DE GORDURA

As caixas de gordura responsabilizam-se pelo acúmulo desse tipo de resíduo, impedindo que ele alcance o esgoto. Em seu interior há uma determinada quantidade de água, que funciona como filtro para a gordura.

Mas é importante mantê-la higienizada, usando sacos de lixo, luvas de borracha e conchas. Abre-se a tampa do recipiente, geralmente produzido em PVC, e retira-se a gordura da caixa.

SE NECESSÁRIO CONTRATE EMPRESAS ESPECIALIZADAS

Casos mais graves exigem equipamentos específicos, daí a importância de contratar uma desentupidora, especialmente se o problema for coletivo, afetando todo o condomínio.

Esse tipo de empresa é responsável por desobstruir qualquer linha de esgoto ou encanamento, dos ralos mais simples às tubulações maiores. Atuam na desobstrução de vasos sanitários, banheiras, chuveiros e pias.

Pronto, você já sabe quais são as principais ações recomendadas por profissionais no caso de entupimentos. É só ficar atento para evitar problemas maiores!

Veja também

Para sanar de uma vez por todas estes problemas de entupimento contrate uma desentupidora 24 horas experiente nestes problemas.