01 dez. 21
Por que as chuvas de verão causam tantas enchentes?
As chuvas de verão são verdadeiras vilãs para os moradores de locais que tendem a sofrer enchentes.
Nos dias atuais não se pode mais falar que isso ocorre somente nos centros urbanos, pois até mesmo em cidades do interior dos estados estas tragédias acontecem.
Pessoas perdem seus bens, casas, em casos mais graves podem perder parentes e amigos. Esta época do ano é sempre uma temporada de alerta.
Lojas se preparam com portas resistentes e sistemas de barrar a correnteza, moradores protegem seus bens, evitam sair de casa quando possível.
Todos ficam alerta, mas será que o real vilão de toda essa preocupação é realmente a Chuva de Verão?
Continue conosco para tirar a limpo o que realmente ocorre nessa época do ano para causar tantas enchentes.
O que é a Chuva de Verão?
As famosas chuvas de verão são pancadas concentradas e rápidas, mas que contém uma enorme quantidade de água e com muita força.
Este é o preocupante desta chuva, a quantidade de água no pouco tempo.
Apesar do nome, elas já começam a ser vistas na primavera e vão até meados de Abril. São resultados do alto calor e umidade deste período.
Com o calor, a umidade evapora e sobe em formato de ar quente e encontra, na atmosfera, o ar frio, onde formam as gotinhas de chuva.
Esse processo ocorre durante todo o dia e no finalzinho da tarde e começo da noite, as nuvens estão tão cheias, que as gotas vencem a força do ar quente que sobe e assim, começa a chover.
O grande problema é a força com que essas chuvas caem e por se tratarem de pouco tempo, causam estragos muito grandes.
Chuva de Verão e enchentes
É fato que o índice de enchentes, alagamentos e congestionamentos aumentam no verão todos os anos, mas a culpa não é somente da chuva.
A chuva é um fenômeno natural e incontrolável, claro que as mudanças climáticas vem afetando este fenômeno, mas ele sempre ocorreu e sempre irá.
O problema real, é a má distribuição das cidades, o não planejamento de seu crescimento faz com que a grande quantidade de água que vem das chuvas não tenha para onde escorrer.
Com isso, acontecem os alagamentos. Portanto, o vilão não é fenômeno natural e sim as cidades que cresceram sem o devido cuidado.
As enchentes também são agravadas pela poluição dos rios e ruas, uma vez que o rio não tem capacidade de comportar a quantidade de água que virá.
Os lixos nas ruas que são levados para os bueiros e rios durante a correntezas que se formam agravam ainda mais a situação.
Ao entupirem as saídas de água, as enchentes se agravam e com isso, o transtorno se prolonga.
Todos os anos as reportagens locais mostram carros sendo arrastados, pessoas ilhadas, moradores que perderam bens e conhecidos, desabamentos e desmoronamentos.
E sempre se repete, as chuvas não vão parar de cair, mas se houvesse consciência dos órgãos públicos e das populações, o estrago poderia ser evitado.
As Enchentes
Nas grandes e pequenas cidades este é um problema muito complexo, já que depende 100% de ações governamentais e conscientização da população.
Grande parte das enchentes são causadas por excesso de lixo e materiais descartados de modo errado.
Esses materiais entopem os bueiros e prejudicam a vazão de água, mas isso só é realmente notado quando a água já não tem mais vazão nenhuma.
Elas são prejudiciais a todos tanto por perda de bens, quanto por trazer inúmeras doenças e parasitas para as ruas e casas.
Elas impactam também nos escoamentos das casas, já que muitos sofrem com refluxo de dejetos durante as enchentes.
Veja nossas dicas para resolver emergências com entupimento.