28 set. 22

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE RALOS DE PIA

Entupimentos em banheiros, lavanderias e outras áreas molhadas podem facilmente se transformar em problemas mais graves.

Daí a importância de conhecer os principais tipos de ralos de pia, itens responsáveis por impedir a entrada de detritos que provocam obstruções.

Esses utensílios são produzidos em diferentes materiais, como plástico, silicone flexível e fibra de vidro. Podem ser quadrados, redondos, lineares, com ou sem sifão etc.

Neste artigo, você confere quais são os benefícios e as desvantagens para cada um desses modelos.

O QUE SÃO VÁLVULAS DE ESCOAMENTO PARA PIAS?

Antes de mais nada, é preciso compreender a importância das válvulas de escoamento para o funcionamento adequado das pias e tanques. Trata-se de um mecanismo responsável por controlar o fluxo de saída da água nas cubas, iniciando a canalização da água levada ao esgoto.

Além disso, as válvulas de escoamento possuem uma estrutura rígida que serve para encaixar o sifão. Por sua vez, o sifão é o dispositivo que transporta o líquido de um nível a outro, impedindo também a passagem de odores desagradáveis.

Sobre as válvulas de escoamento ficam os ralos, que aparecem em moldes tradicionais ou do tipo “click”, opção em que o usuário pressiona a parte superior, controlando a passagem da água.

Podem ser produzidas em plástico, plástico cromado e metal, sendo o último mais durável e normalmente mais caro.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE RALOS DE PIA?

Posicionado no topo da válvula de escoamento, o ralo pode ser instalado em cozinhas, banheiros, lavabos, áreas de serviço, terraços etc. Veja quais são os principais modelos de ralos de pia:

RALO DE PENEIRA CÔNCAVA

Côncavo é usado para definir superfícies que se curvam para dentro, como interior de um círculo ou uma esfera. Há modelos diferentes, como o ralo tipo abacaxi, ou semiesférico, projetados para garantir o escoamento.

RALINHO JAPONÊS

Muito comum nas pias de cozinha, o ralinho japonês é normalmente fabricado com bordas e peneira em aço inox. Pode ser usado em qualquer modelo de pia, como lavatórios e tanques.

RALO PARA VÁLVULA AMERICANA

As válvulas americanas possuem um pequeno pino no centro, local onde o usuário costuma encaixar a cesta com a peneira. Lembre-se, este tipo de ralo só funciona em válvulas americanas.

RALO DE PENEIRA CONVEXA

Ao contrário do primeiro exemplo, convexo é um adjetivo usado para definir superfícies que se curvam para fora, como o exterior de um círculo ou uma esfera. Costumam ser produzidos em aço inox ou em latão, com uma pequena peneira no centro.

SOBRE OS DEMAIS MODELOS DE RALO

Outras áreas molhadas, como lavanderias, banheiros e lavabos, exigem mecanismos diferentes daqueles usados nas cozinhas. Confira quais são os tipos de ralo indicados para cada um desses espaços.

RALOS LINEARES

Os ralos lineares são normalmente usados nos espaços externos, como lavanderias, áreas de churrasco, varandas, quintais e piscinas, por serem capazes de captar eficientemente a água da chuva. Com o tempo, o mecanismo foi adaptado também para as pias das cozinhas.

Lembre-se de contratar um profissional competente para a instalação desse tipo de ralo, que precisa ser mantido sem impedimentos, de modo que a água passe livremente.

RALOS SIFONADOS

São recomendados para o box dos banheiros e para as áreas de serviço, já que eliminam a água facilmente e auxiliam na retenção e na filtragem de partículas.

Por ser sifonado, se certifica de que o mau cheiro não retorne ao ambiente, retendo em sua base uma porção de água que se mistura com o restante do líquido e cria uma barreira no sifão.

RALOS SECOS

Ao contrário dos demais modelos, os ralos secos não recolhem a água pelo centro, mas pelas extremidades, mantendo o centro seco. Costumam ser usados nos chuveiros.

Além disso, o processo de escoamento da água garante que possíveis gases não retornem pela tubulação. Não possuem sifão e não podem ser ligados diretamente na rede de esgoto.

Pronto, você já sabe quais são os benefícios e as desvantagens de cada um dos modelos de ralos de pia e de chão. É só estudar o ambiente e colocar as dicas em prática!

Veja também

Veja nosso conteúdo sobre as vantagens de contratar uma desentupidora 24 horas.