
10 jan. 22
Por que Ocorrem Tantos Deslizamentos de Terra no Verão?
Deslizamentos de terra são notícias muito comuns em uma determinada época do ano e essa época é exatamente o verão, mas por que? Por que o verão é tão associado a estes acontecimentos?
Infelizmente estes acontecimentos, muitas vezes, acabam trazendo consequências negativas para moradores da região, usuários do local, entre outros afetados.
Acima de tudo vale ressaltar que deslizamentos de terra são acontecimentos naturais causados por questões da natureza, como chuvas, sol, temperatura, etc.
Entretanto, os deslizamentos relatados em jornais e noticiários acontecem por outros fatores externos, os quais são causados pela ação do homem no meio.
Portanto, vamos entender as razões, as ligações e os possíveis causadores dos deslizamentos que enchem os noticiários todo verão.
O que são deslizamentos de terra?
Bom, vamos entender o que são estes acontecimentos antes de entender seus motivos. Deslizamentos de terra são muito comuns na natureza.
Primeiramente, o deslizamento de terras na natureza é um fenômeno onde grandes blocos ou grandes volumes de terra se desprendem de seu local de origem, chamados encostas.
As encostas são terrenos verticais, onde ocorrem os deslizamentos. Sendo assim, a posição do terreno ajuda ainda mais a intensificar o risco de queda de seus compostos.
Este desprendimento pode ser de terras, rochas, vegetação, entre outros materiais sólidos em terrenos acidentados.
Desta forma, terrenos acidentados são locais em que a vegetação natural que assegura a sustentação do solo foi retirada, ou em alguns casos, não existe.
Deslizamentos de terra + chuva
A chuva é um fator predominante para deslizamentos, já que com o solo molhado, a probabilidade dele ceder fica cada vez maior.
Isso ocorre, pois somando o terreno acidentado, ou seja, sem vegetação natural e um alto volume de chuvas concentrada faz com que este solo já frágil e sem sustentação fique ainda mais instável.
A infiltração do solo é natural e ocorre tanto em terrenos sem vegetação como os que possuem, entretanto o que preocupa é a quantidade.
Assim sendo, solos que possuem vegetação conseguem reter a água em suas raízes e folhagens, o que ajuda a não encharcar o solo.
Por outro lado, solos acidentados não possuem esta barreiras de contenção à água, o que faz com que o solo fique encharcado e instável.
Somando este fato com o solo em posição vertical, ou seja, encostas, cânions, montanhas, morros, etc, o risco de deslizamentos é muito grande.
Deslizamentos no verão
Agora, vamos colocar estas informações dentro do nosso dia a dia para entender melhor as tantas notícias sobre deslizamentos de terra.
Primeiramente vamos entender qual a relação do verão com os deslizamentos de terra. Com toda certeza você já deve ter ouvido falar das famosas chuvas de verão.
Chuvas de verão são caracterizadas por serem extremamente fortes e causarem muitos estragos todos os anos tanto com enchentes, deslizamentos, alagamentos, quedas de energias, raios, etc.
As fortes chuvas de verão também são responsáveis por diversos apagões e acidentes por fiações elétricas instaladas de maneira incorreta.
Por isso, os materiais elétricos em Campinas dispõe de diversos sistemas de aterramento de fiações de forma segura.
Além de fortes e violentas, as chuvas de verão são localizadas e curtas, mas demandam de um grande volume de água.
Deslizamentos nas cidades
Constantemente vemos nos noticiários durante o verão notícias de famílias desabrigadas por conta de deslizamentos de terra.
Tais deslizamentos estão localizados em áreas de risco, exatamente em terrenos acidentados, muitas vezes por ação do homem, onde com o passar dos anos foram se instalando famílias.
Assim, a maioria das áreas periféricas e comunidades estão localizadas em encostas, o que agrava ainda mais o risco de deslizamentos como catástrofes naturais.
Infelizmente, por ser em áreas habitáveis onde as casas ficam em aglomerados, quando ocorrem deslizamentos são sempre muito prejudiciais.
Por este motivo, os deslizamentos de terras são tão comuns durante o verão pois o grande volume de chuvas sobre estes solos frágeis e sem sustentação aumentam o risco de erosão.
Veja também
Neste período de chuvas, fizemos também um conteúdo sobre a quantidade elevada de enchentes e alagamentos durante o verão.